segunda-feira, 27 de maio de 2013

PIZZA! \o/

Este mês a Revista dos Vegetarianos fez uma matéria sobre pizzas, daí, claro que as lombrigas de testar a receita e comer pizza feita em casa bateram forte!!!



Como fiz apenas para 2 pessoas, adaptei um pouco a receita da massa que a revista publicou, vejam aí:


INGREDIENTES:
- 1 colher (chá) de sal
- 2 xícaras de farinha de trigo integral
- 1 colher (sopa) linhaça
- 1 colher de farelo de aveia (no original vai de trigo, mas eu não tinha)
- 1 colher (sobremesa) de açúcar
- 2/4 copo de azeite
- 1 copo de água

Misture os ingredientes como se fosse fazer pão, sabe? Misture primeiro os ingredientes secos, daí faça um furinho no meio, despeje o azeite nesse furinho e e vá acrescentando aos poucos a água até dar liga. 

Desça o bracinho na massa e deixe descansar por 2 a 3 horas (ou você pode ser esfomeado e ter deixado pra fazer
em cima da hora porque estava jogando World of Warcraft, como eu, e esperar apenas 1 hora).

Enquanto a massa descansa, faça o molho, você pode usar a mesma receita que usei aqui: molho de tomate rapidinho de esfomeado.

COBERTURA: Okay, essa é a parte na qual quem decide o que quer é você, na revista tem exemplos deliciosos de coberturas veganas. Na minha, eu usei queijo (se você não for o monstro do queijo como eu, existem outras opções, como o mandiokejo), champignon, azeitonas e agrião - ah, e espalhei manjericão por cima já que nosso gato decidiu fazer uma cruzada contra o orégano e destruiu meu pequeno estoque. :)

Ah, e o tempo de forno: lembre-se cada forno tem seu tempo, então fique de olho, mas no caso do nosso, ficou boa em 15 minutos.



Observações: Ah, queijo.... seu vilãozinho!

Pois é... sabe o que chocolate é para alguns de vocês? Queijo é pra mim. Eu nunca assumiria o compromisso de ser vegana (total orgulho de quem é, vocês são phodda \o/) exatamente por causa do queijo, por causa de queijo sou a versão coxinha dos vegetarianos: sou ovo-lacto-vegetariana... Queijo pra mim até quando é ruim é bom. Pois é...Guilty pleasure, seu nome é Queijo.

Mas algumas coisas você deve pesquisar se gosta de queijo e quer ser vegetariano: resumindo bem toscamente, na sua fabricação o queijo precisa de um coágulo/coalho e isso pode ser feito de duas maneiras:

- a partir da enzima do estômago de bezerros, bovinos adultos ou ainda de porcos, (sim... foda) :-/
- a partir de coagulantes de origem fúngica e/ou bacteriana

A má notícia, é que não existe na legislação brasileira a exigência de indicarem direitinho nos rótulos se o queijo usou um processo ou o outro. (mas algumas marcas indicam)

A boa notícia, é que usar coagulante animal é bem mais caro! 

No Brasil, usa-se os dois processos, mas exatamente por ser mais barata, a segunda opção tem a preferência. E se tem uma coisa na qual podemos confiar, é que fabricantes sempre vão preferir processos mais baratos... 



2 comentários:

  1. Já tô seguindo o blog, apesar do queijo! :D Um abração Germana! :D Uma dica, faça a pizza normalmente e jogue pasta de tofu no final (só bater no processador com azeite e usar no lugar do queijo. Fica muito bom! :D

    ResponderExcluir
  2. Hoooray!!! Obrigada, moço! \o/ (aaaah, queijo... gosto tanto :/ shame on me...)
    Mas a-do-rei a dica da pasta de tofu!!! Até porque eu gosto muito mesmo de tofu!!! Vou testar e te conto depois :D

    ResponderExcluir