terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Crumble de feijões


Em primeiro lugar, me desculpe porque não tem foto bonitinha, tirada com a câmera e não com o celular, registrando o processo todo. Mas testei essa receita ontem e como os amigue pediram...aqui vai :D

Lembrando sempre que as receitas que eu posto aqui no bloguim servem 2 pessoas, você vai precisar:

- Manteiga
- 1 xícara de fubá mimoso
(você pode escolher qual farinha preferir, eu fiz com fubá porque acho que milho tem um chamego com feijão... mexicanices, Machete don't text... aquela coisa...)

- nozes picadas
- 1 1/2 xícara de feijão carioca, feijão azuki, grão de bico e lentilha misturadinho (sim, você vai virar uma arma química ambulante, praticamente uma fábrica de bufas... mas fica tão bão e nutritivo <3)
- 1 a 2 tomates picados
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 cenoura em pedaços (e os legumes que quiser acrescentar aqui)
- sal e temperos de seu gosto (eu usei, neste caso, ervas finas e um tiquinho de curry)

Deixe o mix de leguminosas de molho na água por umas 12 horas.

Refogue o alho e a cebola no azeite e sal, quando começar a ficar cheiroso, coloque 3 a 4 xícaras de água, os legumes e o mix de leguminosas (jogue fora a água onde ficaram de molho). Ah, eu morro de medo de panela de pressão, por isso, cozinho em panela normal até ficar no ponto... você não precisa usar panela normal caso não tenha esta fobia pouco prática.

Numa cumbuca, coloque o fubá (ou a farinha de sua escolha), acrescente manteiga e vá misturando com as mãos até virar uma farofa. Se a manteiga estiver gelada, fica mais fácil e quanto à quantidade, veja durante o processo, acrescente aos poucos, o suficiente para virar a farofinha. Pique as nozes e misture na farofa. (você pode fazer com azeite, caso seja vegan, fica um pouco mais difícil, mas rola também)


Depois que as leguminosas estiverem cozidas, pique os tomates e acrescente à mistura. Coloque num refratário, polvilhe a farofa por cima e leve ao forno por uns 20 minutos.

Taí :D

Dica: dá para fazer só com grão-de-bico e legumes (fica bem bom, já testei).

Caso queira a receita original, eu adaptei a partir de uma deste livro ao lado, que apesar de ser da Publifolha é bem bacaninha e tem umas receitas práticas e rápidas. 

2 comentários:

  1. Oi Germana! Se voce colocar no tempero do feijao cominho, coentro em grao e/ou asafoetida o prato nao vai fermentar na sua barriga com todas as consequencias desagradaveis :)

    ResponderExcluir
  2. Mas é legal soltar pooooons! :P
    HAHAHAHA Obrigada pela dica, sweetie o/

    ResponderExcluir